03/04/2020
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Alimentação saudável na gravidez!

A alimentação saudável é uma prática necessária diariamente. No entanto, durante a gravidez, essa necessidade é ainda maior. Manter o corpo em forma torna-se mais difícil diante das mudanças físicas e hormonais que fazem parte

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A alimentação saudável é uma prática necessária diariamente. No entanto, durante a gravidez, essa necessidade é ainda maior. Manter o corpo em forma torna-se mais difícil diante das mudanças físicas e hormonais que fazem parte desse processo.

Vamos a algumas dicas que podem ajudar a futura mamãe?

  • Baixa nas calorias

Há muitos alimentos nutritivos com redução nas calorias, que podem evitar ganhos de peso excessivos. Alguns deles são as hortaliças do grupo A, líquidos como limonada, chás (além da própria água, claro) e temperos como vinagre, molho vinagrete e o limão. Abuse desses líquidos e vegetais e dê preferência para temperar suas saladas e outros alimentos com os itens acima.

  • Evite substâncias tóxicas:

Se você costuma ingerir álcool ou fumar cigarros, corte o consumo, especialmente nesse período. Alguns componentes químicos presentes nessas substâncias podem passar pela placenta e para o leite materno, afetando a formação do bebê. Isso pode gerar retardo no crescimento, alterações de comportamento e até mesmo deficiências mentais.

Evite também os refrigerantes – sejam diet ou zero – pelo excesso de açúcares. Além disso, atenção à cafeína: ela também deve ser evitada! Opte pelo café descafeinado e evite chás preto ou mate.

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  • E os adoçantes?

Dê preferência à sucralose, mas também evite o excesso. O ideal é que procure adoçar seus alimentos e bebidas com açúcar mascavo ou mel. Em relação ao adoçante, lembre-se de que 3 gotas ou 1 envelope correspondem a 1 colher de chá de açúcar. Além disso, evite quaisquer que contenham sacarina!

  • Sódio

Se o sódio já deve ser evitado em excesso normalmente, imagine durante a gravidez, não é mesmo? Evite alimentos processados e/ou industrializados, com altas quantidades de sódio. Além disso, prefira temperar suas comidas com outros condimentos, evitando diretamente o sal nos alimentos.

 

  • Equilibre os nutrientes

Procure sempre equilibrar o valor nutricional de suas refeições. Os carboidratos são importantes, mas não se esqueça também das proteínas (dê preferência aos ovos e carnes magras, e não deixe de lado o leite e derivados), das fibras e das verduras escuras. Equilibre sua alimentação para a saúde de seu bebê!

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