19/11/2018
Home / Bebê  / Como ensinar meu bebê a dormir sozinho?

Como ensinar meu bebê a dormir sozinho?

A hora de dormir, nos primeiros meses, pode ser muito complicada para alguns bebês. E para os pais também, claro! Geralmente, são muitas noites de sono desregulado. No entanto, é possível trabalhar com alguns truques

bebê dormir

A hora de dormir, nos primeiros meses, pode ser muito complicada para alguns bebês. E para os pais também, claro! Geralmente, são muitas noites de sono desregulado. No entanto, é possível trabalhar com alguns truques para ajudar o bebê a dormir melhor e com mais autonomia. Confira!

A partir dos três meses, o bebê já é capaz de perceber o dia e a noite. É partindo desse momento que é possível começar a criar hábitos de sono com seu filho.

Capriche na rotina do “antes de dormir”: uma música tranquila, luzes apagadas – ou reduzidas ao máximo -, banho e colocar pijama. Faça todo esse processo com tranquilidade. Quanto mais demorado, mais o bebê se acalmará e entenderá que é hora de repousar.

 

Procure dar ao bebê um paninho de dormir ou um ursinho de pelúcia, ou qualquer outro objeto ao qual ele possa se apegar durante a noite, caso desperte de madrugada e precise voltar a dormir. Isso pode acalmá-lo e deixá-lo mais seguro para o momento do sono.

bebe dormir

A partir dos seis meses, o bebê já está inteiramente pronto para se acostumar a essa rotina. Já fica mais acordado durante o dia e está habituado a uma rotina de alimentação e sonecas em intervalos mais regulares. Caso ele ainda esteja acordando algumas vezes por madrugada, fique atenta a esse alguns pontos. Por exemplo, ele dorme mamando? Esse pode ser um mau hábito, que acostuma o bebê a entender que precisa mamar para pegar no sono.

Siga a rotina e seja firme quanto a colocar o bebê no berço quando ainda acordado, após a rotina da hora de dormir, com seu paninho ou bicho de pelúcia. Assim, ele se acostumará a adormecer sozinho.

Se for possível, instale no quarto uma luz suave, de preferência azul (8 watts), que pode passar mais tranquilidade e garantir que o bebê durma com mais facilidade e rapidez.

No mais, respire fundo e tenha bastante firmeza na rotina! Quanto mais cedo conseguir acostumar seu bebê a ela, melhor para ele e para você. É uma tarefa complicada, mas com bastantes estímulos, pode ser muito mais fácil!

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário