20/09/2019
Home / Criança  / Doenças de inverno: saiba como preveni-las

Doenças de inverno: saiba como preveni-las

O inverno ainda não começou oficialmente, mas o frio já vem chegando em algumas regiões do Brasil e, com ele, a circulação de vírus pelo ar. O ar seco e as ventanias tornam praticamente impossível

doenças de inverno

O inverno ainda não começou oficialmente, mas o frio já vem chegando em algumas regiões do Brasil e, com ele, a circulação de vírus pelo ar. O ar seco e as ventanias tornam praticamente impossível – especialmente para crianças – não ser acometido por alguma doença durante essa estação. Confira algumas das mais comuns e o que pode ser feito para aliviá-las:

Conjuntivite

A conjuntivite é, basicamente, a inflamação da conjuntiva, membrana ocular. Pode ter origem bacteriana, mas em 90% dos casos é causada por vírus. Havendo surgido os primeiros sinais – dor na região ocular, acompanhada de vermelhidão e inchaço -, é necessário levar a criança no oftalmologista. Assim, verifica-se a necessidade de um colírio, seja antibiótico, anti-inflamatório ou antialérgico.

Em casa, para aliviar os sintomas, pode-se limpar os olhos da criança com gaze molhada em água filtrada ou chá de camomila. As compressas geladas podem também surtir efeito positivo: com água ou soro fisiológico.

Alergias

As alergias são reações do organismo a diversos elementos alérgenos, como pelos de animais, poeira, alimentos, perfumes ou outras substâncias químicas. Seus sintomas mais comuns são o espirro, a coceira e a tosse. O tratamento de quadros alérgicos é específico para cada caso, mas pode-se preveni-los mantendo os ambientes limpos e ventilados e evitando o contato com os alérgenos já detectados.

+Alergia: saiba como amenizar a situação de seu filho

Otite

A otite é a famosa “dor de ouvido”, causada por vírus ou bactérias que migram até o ouvido. Podem provocar, além da dor, febre. O tratamento é feito por meio de antibióticos e analgésicos. A prevenção, por sua vez, é feita por meio de afastar doenças que, eventualmente, evoluam para a otite. A vacinação contra vírus da gripe, bem como contra bactérias causadoras de doenças como pneumonia e meningite, pode ser uma grande aliada. Além disso, manter as vias aéreas limpas é essencial.

+Meningite exige atenção, reforçam especialistas

Sinusite

A famosa sinusite é a inflamação dos seios nasais, cavidades em torno do nariz. Pode ser provocada por infecções virais ou bacterianas ou até mesmo por alergias. Os sintomas mais comuns são a dor de cabeça forte, as pálpebras inchadas, o nariz entupido e a muito conhecida “dor atrás dos olhos”. O tratamento da sinusite é semelhante ao de uma gripe. É feito com descongestionantes nasais e analgésicos controlando os sintomas. No caso da sinusite bacteriana, o antibiótico prescrito também é necessário.

 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário