23/09/2018
Home / Bebê  / Doenças de verão: fique de olho!

Doenças de verão: fique de olho!

O verão brasileiro, apesar de intenso, é uma delícia, principalmente para quem está de férias! As crianças costumam adorar essa época do ano, pois podem se esbaldar em piscinas, praias e parques. No entanto, também

doenças do verão

O verão brasileiro, apesar de intenso, é uma delícia, principalmente para quem está de férias! As crianças costumam adorar essa época do ano, pois podem se esbaldar em piscinas, praias e parques. No entanto, também é uma época que deixa nosso organismo mais suscetível a algumas doenças. Isso devido a muitos fatores: o calor excessivo, a radiação solar, o contato com a água do mar ou piscina não completamente higienizadas.

Vamos falar sobre essas doenças?

Insolação

Devido ao excesso de exposição ao sol, combinado à pouca ingestão de líquidos, pode surgir a famosa e temida insolação. Ela pode causar febre, dor de cabeça, tontura e mal estar, e pode ser evitada com um controle dos horários em que a criança está exposta ao sol. Evite o intervalo entre 10h e 16h e ofereça a ela muitos líquidos, sempre. Se o bebê tiver menos de seis meses, nem pense: nada de sol!

Queimaduras de sol

A falta da devida proteção pode levar às queimaduras, podendo ser gravíssimas e até mesmo facilitar o desenvolvimento de um câncer de pele. As queimaduras e a insolação, muitas vezes, vêm juntas. Novamente, controle os horários de exposição ao sol e passe muito filtro solar na pele de seu filho!

verão-praia

Intoxicação alimentar

A ingestão de alimentos de origem duvidosa, principalmente na praia e em clubes, pode levar a intoxicações alimentares durante o verão. O calor facilita o processo de apodrecimento dos alimentos também. Por isso, a conservação do que seu pequeno irá comer é fundamental, desde a compra até o preparo!

Viroses

Verão e praia são, muitas vezes, sinônimos de virose. Elas se propagam mais facilmente em ambientes quentes e úmidos, com grandes concentrações e de pessoas e troca de fluidos como o suor. As viroses são velhas conhecidas das mamães e podem pegar de jeito as crianças, causando vômitos, diarreias e dores no corpo. Fique atenta aos alimentos que seu pequeno irá ingerir, bem como o contato com outras crianças infectadas.

Desidratação

As viroses ou intoxicações alimentares podem levar a esse crítico estado, que significa falta de água no organismo. No verão, ela pode ser ainda mais perigosa, especialmente para crianças.

Micoses

As micoses são infecções causadas por fungos em locais úmidos, levando a coceiras e lesões na pele. Procure higienizar e secar bem, principalmente, a região entre os dedos das mãos e dos pés de sua criança, local muito propício para o surgimento das micoses.

Otite

As otites são as terríveis e conhecidas infecções no ouvido. Geralmente, são causadas pela entrada de água do banho, da piscina ou do mar no ouvido da criança. Um aliado importante para evitar a otite é o protetor auricular, que impede a entrada excessiva de água nos canais do ouvido.

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário