23/07/2019
Home / Bebê  / Entenda a importância da vacina BCG para o seu bebê.

Entenda a importância da vacina BCG para o seu bebê.

A popular vacina BCG protege seu filho das formas mais graves da tuberculose. Saiba como se prevenir e onde encontrar a vacina. Popularmente conhecida pela marquinha que deixa no braço, a vacina BCG é a primeira grande

bebe-de-sono_1218-556

A popular vacina BCG protege seu filho das formas mais graves da tuberculose. Saiba como se prevenir e onde encontrar a vacina.


Popularmente conhecida pela marquinha que deixa no braço, a vacina BCG é a primeira grande vacina no calendário do seu bebê. Habitualmente chamada de Bacillus Calmette-Guérin(BCG), é uma bactéria viva que protege seu bebê contra as formas mais graves da tuberculose. Ela deve ser aplicada em uma dose única antes da criança completar um mês de vida.

“Como a tuberculose é uma doença que ainda incide com frequência, a vacina oferece a possibilidade de proteção para as formas graves, como meningite e doença disseminada por tuberculose” – esclarece o doutor Juarez Cunha.

O infectologista ainda enfatiza que após a injeção, é comum o aparecimento de um pequena lesão avermelhada entre duas a seis semanas após a aplicação da vacina e, a partir dai, regride até desaparecer, deixando apenas a famosa cicatriz no braço.

 

+Vacinação contra a gripe. Confira os prós e contras

Sintomas

A tuberculose pode ser transmitida pela saliva, pela tosse, pelo espirro ou mesmo pela fala, e seus maiores sintomas são: perda do apetite, fraqueza, febre (que geralmente aparece no final da tarde) e dificuldade na respiração.

Prevenção

A melhor maneira para proteger seu bebê é através da imunização com a vacina. A Sociedade Brasileira de Pediatria estima que a vacinação da BCG garanta 50% de proteção para todas as formas da doença, e não é recomendável a aplicação de outras vacinas na região em que ficou a famosa marquinha no braço do seu bebê.

A vacina esta disponível tanto no sistema publico de saúde, como também no particular e não existe uma data especifica do ano para vacinar o seu bebê. O recomendado é que a vacina seja aplicada antes de o bebê completar 30 dias de vida.

 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário