20/09/2019
Home / Dicas  / Escolhendo a melhor escola para o seu filho.

Escolhendo a melhor escola para o seu filho.

Escolher a escola perfeita para o seu pequeno é algo que demanda tempo e muita calma, pois precisamos conciliar inúmeros fatores antes de tomar a decisão final.Então a SOSMAMMYS traz uma matéria com a psicopedagoga Leda Martins que nos deixa algumas

Escolhendo a melhor escola para o seu filho.

Escolher a escola perfeita para o seu pequeno é algo que demanda tempo e muita calma, pois precisamos conciliar inúmeros fatores antes de tomar a decisão final.Então a SOSMAMMYS traz uma matéria com a psicopedagoga Leda Martins que nos deixa algumas dicas de como escolher a escola perfeita para os nossos filhos. 

+Inclusão: qual o papel da escola?

Uma boa proposta pedagógica 

Normalmente os pais não tem a menor ideia de qual ensino será melhor para seu filho. Pais ou responsáveis geralmente se atem em querer o melhor em educação para seus filhos, por isso a escolha da escola, seja ela particular ou pública deve ser feita seguindo alguns termos importantes.  

A princípio a família deve começar fazendo uma listagem de opções que são oferecidas dentro desse contexto educacional. Não esquecendo é claro dos valores que as mesmas oferecem. A maioria já tem uma proposta de ensino, voltada para aquele perfil de estudantes. 

É importante a família estar sempre atenta com a visão da escola para não gerar desconfortos na formação dos filhos. Escola e família tem que estar sempre alinhada, para que o educando não seja prejudicado em todos os âmbitos, ou seja, se na escola eles tiverem um seguimento educacional e em casa outro, isso pode gerar um prejuízo na educação escolar dos filhos. Todos precisam falar a mesma língua. 

IMPORTANTE: Sempre tentar manter um bom relacionamento com os professores e os demais dentro da escola. Pois assim a criança ou adolescente em questão se sentirá seguro e capaz. 

Outro fator importante, é entender os métodos que a escola segue. Normalmente escolas tradicionais que tenham metodologias diferenciadas como: metodologia tradicional com ênfase no construtivismo, por exemplo. Método esse que pode ser inserido facilmente no tradicional, vindo para complementar o ensino aprendizagem. 

O construtivismo é um método onde o educando possa construir seus projetos escolares, vivenciando-os, ou seja, nas escolas mais tradicionais o ensinamento dado pelo professor não pode ser questionado e é visto como uma verdade absoluta. O tipo de avaliação é feita levando em conta a pontuação obtida pelo aluno. Já com o construtivismo 

o professor não é visto como único detentor do conhecimento, o estudante constrói o conhecimento através de formulação de hipóteses e da resolução de problemas. O objetivo do construtivismo é que o aluno adquira autonomia. As disciplinas são trabalhadas em uma relação mais próxima com os alunos e envolve fatores interdisciplinares. O construtivismo foi idealizado para acabar com as provas, porém as escolas construtivistas na sua grande maioria realizam as provas normalmente. Justamente por isso, que hoje esses métodos, acabaram sendo inseridos dentro das escolas, que ainda permanecem com o método tradicional, ou seja, as escolas padronizam metodologias de ensino que mais se encaixa ao público em questão., para um aprendizado mais eficiente e mais gostoso de aprender, sem aquela pressão psicológica que antigamente as escolas faziam. Para escolher qual o melhor modelo pedagógico para seu filho, os pais em questão precisam fazer uma pesquisa e visitarem escolas e assim conhecer as estratégias de ensino, que mais são indicadas para seus filhos. 

Outro método bastante eficaz no processo de ensino aprendizagem, é o método Montessoriano, onde defende a ideia de que o educando deve ir em busca de sua autoafirmação e construção, e a função tanto dos professores qto dos pais é o de auxiliar o processo criativo passando a eles independência e confiança. 

Todos as metodologias de ensino, são muito bem aceitas na maioria das escolas, visando um processo de ensino-aprendizagem mais produtivo e recompensador a seus alunos. 

Outros fatores

Quanto ao espaço físico

É importante que a escola possua espaços amplos, iluminados e espaços externos.  As crianças devem ter atividades fora de sala de aula, devem participar de outros espaços como bibliotecas, laboratórios, brinquedotecas, fazer atividades nos pátios e etc.  Questão de segurança dentro das escolas tb é outro aspecto muito importante a ser visto pelos pais ou responsáveis. Não esquecendo que o acesso dentro da escola é outro fator a ser observado pelos pais, tipo se essa escola possuí rampas de fácil locomoção, para crianças especiais e tb para qualquer intercorrência que possa acontecer. 

Escolha pelos profissionais

Á escola é uma parte da educação, de uma das pessoas mais importante da sua vida, ” seus filhos”. É importante que você tenha uma confiança pelo profissional que vai estar diante de seu filho, passando seus conhecimentos. Como esse profissional foi contratado? Qual a sua formação? Qual a sua metodologia dentro de sala de aula?  

Precisamos que escola e famílias se unam, criem uma parceria verdadeira pelo bem dos alunos. Fazer atividades de finais de semana e incluírem os pais para a construção das atividades e opinarem na resolução de todos os processos que se seguirão dentro das atividades propostas, faz com que naturalmente haja essa união entre pais e professores. Quando os pais sabem que suas opiniões e parcerias, são primordiais na construção do conhecimento dado a seus filhos, mais uma vez esse processo de aprendizagem se torna muito mais eficaz e produtivo. 

Normas escolares 

É muito ruim, durante ou no meio do ano letivo, descobrir que a escola tem agido de forma totalmente oposta que a mesma passou a vocês pais e responsáveis e que vocês até então desconheciam. Sempre verifique a agenda de seu filho e se as atividades independentemente, elas curriculares ou extracurriculares estão sendo feitas de acordo com o critério que essa escola passou. 

O mais importante de tudo é você escolher uma escola em que possa confiar e com a qual poderá manter um diálogo sempre aberto. 

 

Leda B.Martins 

Psicopedagoga 

https://www.facebook.com/blogdaprofessora/

TAGS:
Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário