22/08/2019
Home / Dicas  / Gestante: conheça os principais cuidados que se deve ter na gravidez

Gestante: conheça os principais cuidados que se deve ter na gravidez

A gravidez é um momento na vida da mulher em que os cuidados  com o corpo são ainda mais necessários. Isso porque inúmeras mudanças físicas e hormonais passam a acontecer durante esses tão esperados meses.

sos-cuidados-gravidez

A gravidez é um momento na vida da mulher em que os cuidados  com o corpo são ainda mais necessários. Isso porque inúmeras mudanças físicas e hormonais passam a acontecer durante esses tão esperados meses. Os tratos no cabelo, na pele e até mesmo nas unhas podem fazer toda a diferença para uma gestante mais saudável.

Cabelo
Os procedimentos químicos no cabelo requerem cuidado no período de gestante. A coloração não é recomendada pela grande maioria dos especialistas. “Evite tinturas até a 20ª semana de gestação”, recomenda a ginecologista e obstetra Mariana Lautenschlager. “Após esse período, escolha produtos sem amônia ou chumbo para voltar seu cabelo ao tom natural”. De acordo com ela, muitas substâncias incluídas nas tinturas podem ser perigosas para o desenvolvimento primário do bebê.

As luzes não fogem à regra, mas esta é um pouco mais maleável nesse caso. De acordo com a ginecologista, a gestante pode retocar as luzes depois do primeiro trimestre, contanto que o produto seja aplicado com uma distância de, no mínimo, dois centímetros da raiz. É interessante também levar, se possível, uma carta de seu médico ou médica ao cabeleireiro, explicando como o procedimento deve ser feito.

Alguns procedimentos, no entanto, não são nem permitidos. Alguns exemplos são os permanentes e as escovas progressivas. Isso ocorre porque a realização desses tratamentos ocorre por meio de produtos proibidos para a gestante, pois contêm formol, que pode causar danos gravíssimos ao bebê.

No dia-a-dia, é interessante prestar mais atenção à fórmula dos produtos utilizados, buscando shampoos mais leves e sem parabeno. Evitar o secador e a chapinha também é uma indicação, já que facilitam a quebra dos fios. O aumento da progesterona durante a gravidez já garante ao cabelo da gestante mais brilho e sedosidade, facilitando o desapego desses produtos e procedimentos.

Os hormônios da gravidez deixam os cabelos mais bonitos - aproveite para deixar a química de lado

Rosto 

Alguns produtos para o rosto, especialmente os anti-idade, contém substâncias potencialmente causadoras de má formação do feto. Por isso, são expressamente proibidos durante a gravidez. O indicado é que a higiene do rosto da gestante seja feita com um sabonete leve e específico para sua pele, com o acréscimo da vitamina C.

Segundo especialistas, o protetor solar é indispensável, ainda mais nessa etapa da vida da mulher. “Intensificar a proteção contra os raios de sol é fundamental”, explica Mariana. “A mudança hormonal propicia o aparecimento de manchas, principalmente no rosto, e o sol piora muito o quadro”, acrescenta. Os procedimentos como limpezas de pele e peeling também devem ser evitados. Caso sejam realmente necessários, devem ser feitos de modo específico para gestante, com produtos e métodos adequados.

Caso surja acne em excesso, não se auto medique. Procure um dermatologista que possa indicar medicações individuais e específicos para seu caso, principalmente durante a gravidez.

Corpo

Uma das preocupações mais comuns das gestantes é relacionada ao surgimento de estrias. A prevenção mais eficaz é, com certeza, manter a pele hidratada. O estiramento da pele é responsável pelo aparecimento das estrias: quando ocorre em excesso, faz com que apareçam. Segundo especialistas, a hidratação é a arma mais eficaz contra isso.

Com relação aos ingredientes permitidos na formulação de hidratantes, a lista é relativamente extensa e abre espaço para o uso de vários hidratantes comumente encontrados. Segue abaixo:

  • Glicerina
  • Ceramidas
  • Aquaporinas
  • Pantenol
  • Manteiga de karité
  • Óleos (amêndoas doces, framboesa, semente de uva, rosa mosqueta)
  • Silicone
  • Polipeptídeos botânicos
  • Lactato de amônia

Por outro lado, ingredientes bastante comuns também devem ser evitados. Por isso, atenção redobrada à formulação dos produtos, procurando pelos seguintes:

  • Ureia, que aumenta a absorção de outras substâncias que podem ser prejudiciais
  • Chumbo e cânfora, que podem causar alterações fetais.

Da mesma forma que ocorre com o rosto, aqui, os tratamentos estéticos com procedimentos químicos ou a laser são vetados para a gestante. A drenagem linfática é a exceção, que pode ser incluída à rotina. Ela pode auxiliar a circulação e, consequentemente, melhorar o conforto da gestante. “Movimentos delicados poderão trazer benefícios da drenagem sem piorar varizes”, diz a ginecologista Mariana. “Cuide apenas para manter a barriga de lado, quando a gravidez já estiver avançada, para minimizar risco de mal-estar e hipertensão”, acrescenta.

O cuidado com as mamas também não pode ser esquecido. O ideal é que não se aplique hidratantes nos mamilos, para que possam ir criando resistência e ficando menos suscetíveis às rachaduras, preparando-se para a amamentação.

 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário