25/05/2020
Home / Grávida  / Como o HIV pode afetar a gravidez?

Como o HIV pode afetar a gravidez?

Hoje, dia 01 de dezembro, é o dia mundial de luta contra a AIDS. Pensando nisso, o SOS Mammys trouxe a você tudo que precisa saber sobre o vírus HIV durante a gravidez. Confira! O que

Family at the beach

Hoje, dia 01 de dezembro, é o dia mundial de luta contra a AIDS. Pensando nisso, o SOS Mammys trouxe a você tudo que precisa saber sobre o vírus HIV durante a gravidez. Confira!

O que é o HIV?

O vírus HIV é o causador da AIDS, doença que prejudica o sistema imunitário de nossos corpos gravemente. O vírus pode se manifestar rapidamente, ou permanecer em nosso organismo por anos, sem deixar vestígios. O único modo de confirmar sua presença é por exame de sangue.

Como o HIV pode afetar a gravidez?

O vírus pode ser transmitido pelo sangue, pela secreção vaginal, pelo sêmen e pelo leite materno. Dessa forma, pode ser transmitido ao bebê durante a gravidez, na hora do parto e até mesmo pela amamentação. Há outros riscos, como o parto prematuro, crescimento fetal incompleto e até mesmo perda do bebê. O momento mais perigoso para a transmissão é o parto, devido à intensa troca de fluidos.

Como é feito o tratamento, nesse caso?

Os coquetéis de medicamentos anti-retrovirais são uma medida muito necessária. Distribuídos gratuitamente pelo governo, conseguem controlar boa parte da quantidade de vírus no sangue e diminuir os riscos de transmissão para o bebê. Além disso, mantenha contato frequente com seu médico infectologista, para que ele possa lhe orientar melhor, caso a gravidez e o vírus HIV já estejam confirmados em seu caso. Esse acompanhamento é indispensável para a definição das doses de seus remédios e também para o monitoramento do bebê e definição do tratamento.

E a amamentação?

O Ministério da Saúde recomenda suspensão do aleitamento e, além disso, a inibição da produção de leite. Na maioria das maternidades, essa recomendação é seguida e a amamentação por mães soropositivas não é permitida.


Aproveite o dia de hoje para se informar mais sobre esse vírus tão destrutivo. Você já fez o exame de sangue para confirmar ou descartar a presença do HIV em seu organismo? Procure o posto de saúde ou clínica mais próxima para realizá-lo!

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário