07/12/2019
Home / Bebê  / Higiene bucal do bebê: quando e como?

Higiene bucal do bebê: quando e como?

Você sabia que os bebês tem hábitos bucais muito distintos de nós, adultos? É preciso, portanto, estimular os cuidados com a higiene bucal desde os primeiros meses de idade. Esses cuidados começam, ao contrário do

baby-teeth

Você sabia que os bebês tem hábitos bucais muito distintos de nós, adultos? É preciso, portanto, estimular os cuidados com a higiene bucal desde os primeiros meses de idade. Esses cuidados começam, ao contrário do que muitos pensam, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes!

No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com um pedaço de gaze ou fralda umedecido com água, para tirar os resíduos de leite da gengiva do bebê, bem como de suas bochechas e língua. Isso deve ser feito, independentemente da mamada ter sido feita no peito ou na mamadeira, certo?

Quando os primeiros dentes começarem a nascer, dentistas aconselham que a escovação seja feita ao menos duas vezes no dia, com uma escova apropriada à arcada dentária incompleta da criança. Use apenas um pouco de creme dental, ok? De preferência, sem flúor.

A partir dos dois anos, a escovação requer um creme dental com flúor, que auxilia na proteção contra as cáries, principalmente agora, que seu filho começará a comer diferentes alimentos. A regra dos dois minutos e das escovações múltiplas ao longo do dia permanecem! Combinado?

Para criar uma rotina de higiene bucal com seu filho, comece desde cedo a orientá-lo. Escove junto com ele, supervise as escovações, estabeleça horários, para que ele possa adquirir independência nesse sentido o mais cedo possível. Autonomia é muito bom, principalmente para a criança, que passa a se sentir mais confiante! Continue, no entanto, com a supervisão, até ter certeza de que ele está pronto para escovar seus dentes sozinho.

Em relação às visitas ao dentista, não há regra. No entanto, é recomendado que a primeira visita aconteça após seu primeiro aniversário. Assim, grande parte dos dentes de leite já estão formados. Consulte seu pediatra caso tenha dúvidas em relação a quando levá-lo ao dentista: ele poderá orientá-la e até mesmo checar dados importantes no organismo de sua criança para uma arcada dentária saudável, como os níveis de cálcio.

Não deixe de ficar bastante atenta à saúde bucal de seu bebê, desde o mais cedo possível. Cuide para que seus dentes cresçam saudáveis e fortalecidos!

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário