20/11/2019
Home / Colunistas  / Entenda o uso do laser em lesões mamilares

Entenda o uso do laser em lesões mamilares

A amamentação é um momento único e esperado por muitas mães. No entanto, pode trazer algumas surpresas indesejáveis como dor causada por fissuras e rachaduras dos mamilos. Alguns tratamentos, como o uso de laser, podem

laser
A amamentação é um momento único e esperado por muitas mães. No entanto, pode trazer algumas surpresas indesejáveis como dor causada por fissuras e rachaduras dos mamilos. Alguns tratamentos, como o uso de laser, podem ser de grande eficácia nesses casos. 
Confira as dicas de Fanny Sarfati Kosminsky, Enfermeira Obstetra, consultora em aleitamento materno e diretora de conteúdo da SOS Mammys sobre o assunto:

Por que essas lesões acontecem? 

Muitas mamães deixam de amamentar precocemente devido às fissuras e rachaduras que podem aparecer nos mamilos. Algumas vezes a anatomia do mamilo pode facilitar ou dificultar o processo de adaptação do aleitamento materno. A lesão mamilar pode ser causada por um manejo inadequado no processo de aleitamento materno, como por exemplo: uma pega inadequada, uma sucção inefetiva, um deslocamento da abocanhadura ideal durante a mamada… entre outros.

Como funciona o tratamento com Laser?

O laser de baixa intensidade, vem sendo utilizado para tratamento de lesões de pele. Na ferida aguda, o laser interfere em vários processos favorecendo a evolução mais rápida do processo inflamatório, com efeito anti-inflamatório, bioestimulante, antiálgico e reparador. Assim, vem sendo utilizado em lesões mamilares com excelentes resultados.

Ele soluciona completamente as fissuras?

A aplicação do Laser é uma estratégia para melhora rápida da lesão favorecendo sua cicatrização, porém a avaliação da mamada é indispensável! É preciso entender a causa para podermos indicar as intervenções necessárias e tratamento. Ambos devem ser realizados sempre pelo profissional especializado. É importante lembrar que se o motivo da lesão persistir, a cicatrização continua comprometida. O Laser funciona como uma assistência complementar no tratamento das lesões.
Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário