04/07/2020
Home / Bebê  / Mitos e Verdades: Amamentação

Mitos e Verdades: Amamentação

Já ouviu falar que cerveja preta ajuda a aumentar a produção de leite materno? Muita gente acredita nisso, mas é uma crença popular! Hoje, o tema do Mitos x Verdades é amamentação. Confira abaixo as

amamentar2

Já ouviu falar que cerveja preta ajuda a aumentar a produção de leite materno? Muita gente acredita nisso, mas é uma crença popular! Hoje, o tema do Mitos x Verdades é amamentação. Confira abaixo as cinco crenças – ou não – mais faladas sobre o assunto, com o auxílio de Fanny Sarfati Kosminsky, mestre em Enfermagem Obstétrica e Neonatal.

Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido? VERDADE! 

Sem dúvida nenhuma. Quando o bebê começa a sugar, o cérebro da mãe libera hormônios responsáveis pela produção e condução do leite. Há relatos de mães adotivas que começaram a produzir leite simplesmente por colocar seus bebês pra sugar.

O tamanho do peito influencia na quantidade de leite produzido? MITO! 

Quem produz leite são as glândulas mamárias, não a pele ou o músculo do peito. O tamanho dos seios tem a ver com quantidade de tecido adiposo. Então, se a mulher tem peitos grandes, significa que ela tem bastante gordura, não necessariamente muitas glândulas mamárias.

O leite materno pode ser ralo e fraco? MITO!

Nunca o leite materno é ralo e fraco, mesmo que a aparência possa dar a entender isso, se você comparar ao leite de vaca. Em toda mamada, o leite começa baixo em gordura e rico em lactose, açúcares, proteínas, vitaminas, minerais e água. Depois de um tempo, na mesma mamada, o leite passa a ter mais gordura. O leite materno tem todos os nutrientes necessários pro bebê.

Usar spray de ocitocina ajuda a aumentar a produção de leite? MITO!

A ocitocina é o hormônio responsável por fazer o leite sair do interior dos alvéolos para os ductos mamários. Quem produz o leite é a prolactina. Então, o spray de ocitocina é o spray de ocitocina é prescrição médica e apenas indicado para auxiliar na ejeção do leite, não na produção.

Fazer ordenhas nos intervalos das mamadas potencializa a produção de leite? VERDADE!

Tanto a ordenha manual quanto a feita com o auxílio de bombas colaboram para aumentar o leite. Quanto mais as mamas forem estimuladas, mais leite será produzido. Tanto a ordenha manual quanto a feita com o auxílio de bombas colaboram para aumentar o leite. Quanto mais as mamas forem estimuladas, mais leite será produzido. Porém, essa prática deve ser feita somente com orientação… senão, quando o bebê vier mamar, há um risco de a mama não estar abastecida…

Avaliação
1COMENTÁRIO
  • Rara Monteiro 01/05/2018

    Admito que tudo isso era novidade para mim, obrigada SOSMAMYS voces ajudarm imenso….

Publicar um comentário