26/05/2019
Home / Conselho de Médico  / O excesso do exercício físico e suas consequências para o corpo da criança.

O excesso do exercício físico e suas consequências para o corpo da criança.

A prática de exercícios físicos é uma das coisas mais importantes na vida da criança por proporcionar uma qualidade de vida melhor além de, possibilitar responsabilidade com o corpo, mente, físico e alimentação. Fazendo um

young man football

A prática de exercícios físicos é uma das coisas mais importantes na vida da criança por proporcionar uma qualidade de vida melhor além de, possibilitar responsabilidade com o corpo, mente, físico e alimentação. Fazendo um esporte que agrade e estimule a criança tem um aumento de rendimento tornando a vida mais saudável. Porem, tudo que é feito com excesso causa desgaste, irritação e pode causar o maior perigo de todos, as lesões musculares. Hoje a SOSMAMMYS vem abordar um assunto polêmico que deve ser tratado com muita responsabilidade: O excesso do exercício físico e suas consequências para o corpo da criança.

+5 fatos sobre obesidade infantil que você precisa saber

Nos dias de hoje não são apenas os esportes considerados radicais que aumentam o risco de acidentes e sim dois fatores: o excesso de prática que pode causar lesões físicas e mentais, ou a não supervisão de pais ou de responsáveis nas atividades físicas. Segundo a ONG Criança Segura, a maior causa de chegada de crianças nos hospitais tem relação com o excesso da pratica esportiva.

A maioria dos acidentes pode ser evitado, com a orientação de médicos, professores e ate mesmo dos pais que fiquem atentos as medidas de segurança para que o esporte proporcione apenas o que tem de melhor. Não force seu filho a fazer ou praticar esportes que não o façam se sentir bem, que possam causar traumas físicos e mentais gerando lesões, depressão, e frustração com a pratica de atividades físicas. Sempre deixe a criança escolher o esporte e, procure um local de pratica onde tenha infra estrutura suficiente para atender todos os requisitos de segurança.

Abaixo listamos as lesões mais graves que podem ser causadas com o excesso das praticas de exercícios físicos:
Esforço repetitivo

Todo esporte praticado em demasia pode trazer mais malefícios do que benéficos para o seu filhote. Se o seu pequeno pratica dois esportes que usam a mesma área do corpo (como futebol e voleibol) apresentam mais riscos de lesões por sobrecarga do que as crianças que praticam esportes de diferentes grupos musculares (o caso de uma criança que pratica futebol e natação). Mas fique atento, verifique se antes de começar a praticar a atividade o seu filho passa por uma sessão de alongamentos ou um aquecimento dos músculos com uma corrida leve e sem pressão.
Trauma na cabeça

Muitos esportes de contato podem causar quedas inesperadas: a famosa concussão.

Seus sintomas ocorrem no momento ou horas depois do ocorrido e são: confusão mental, perda de equilíbrio, perda de consciência, sensibilidade à luz, náusea e vômito, dor ou pressão na cabeça e visão dupla ou turva.

Para evitar esse tipo de lesão, é bom esclarecer para os pequenos que caso caia e bata a cabeça, procure na mesma hora um responsável sendo ele o professor ou ate os pais.
Afogamento

No Brasil, os afogamentos são a segunda causa de morte por acidentes, gerando um medo por parte dos pais de esportes aquáticos.

Com a supervisão adultos, a introdução dos pequenos na água (com os pais sempre junto) é a partir dos seis meses de idade. Lembre sempre de conscientizar seu pequeno da diferença entre rios, mares e piscinas e evite acidentes fatais.

Desidratação

Um dos maiores perigos é a desidratação, por muitas vezes não sem considerada tão grave na hora da pratica dos esportes. Tome cuidado e sempre mantenha o seu filho com uma garrafa de água e peca para que ele beba a cada 30 minutos ou sempre depois da pratica da atividade. Muitas vezes a criança não quer parar seu jogo para tomar água para não perder o ritmo ou por achar que não vá fazer diferença, fique em cima do seu pequeno e faca ele tomar para que seu rendimento seja melhor e ele não sofra de desidratação.

 

 

 

 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário