20/09/2019
Home / Fases  / Criança  / Criar uma rotina de estudos com o filho é essencial, apontam especialistas

Criar uma rotina de estudos com o filho é essencial, apontam especialistas

Muitas crianças - cada vez mais - encontram dificuldades de se organizar com os estudos. Especialmente após ingressarem no Ensino Fundamental II, no qual a densidade de conteúdos e a cobrança de lições e provas

rotina de estudos

Muitas crianças – cada vez mais – encontram dificuldades de se organizar com os estudos. Especialmente após ingressarem no Ensino Fundamental II, no qual a densidade de conteúdos e a cobrança de lições e provas passa a ficar mais acirrada. A criação de uma rotina é uma alternativa! É por isso que se torna cada vez mais importante a orientação e o apoio dos pais no momento de estudar.

+Entenda a Síndrome do Pensamento Acelerado

Controle o tempo na rotina

Antes de selecionar o que estudar, o aluno deve montar um cronograma de rotina. Nele, o ideal é que já inclua o tempo dedicado aos estudos. “É importante saber que não há um número mágico de horas dedicadas, cada um precisa sentir se vai precisar de mais ou menos tempo”, explica Alexandre Antonello, coordenador pedagógico do CPV.

É ideal que  se siga esse cronograma de forma estrita. E isso inclui jantar, tomar banho e fazer pausas nos horários indicados. O atraso ou adiantamento de alguma das etapas do dia pode desorganizar todo o cronograma de tarefas. Dessa forma, é essencial que os pais fiquem de olho para garantir o cumprimento.

+Entenda alguns transtornos e como podem afetar o aprendizado

Aposte nas cores e nos organizadores

Muitas crianças apresentam mais facilidade na hora de se organizar quando munidos com canetinhas, post-its e pastas organizadoras. Fornecer esse material à criança é também estimular o seu senso de organização. Isso além de garantir uma maior absorção da matéria que está sendo estudada. Muitas vezes, grifar o texto e organizar matérias por cores diferentes de canetas, por exemplo, pode fazer toda a diferença.

screen-15.13.21[25.05.2017]

Use e abuse dos recursos na internet

Se o seu filho ainda tem uma idade na qual não possui discernimento para um uso indiscriminado da internet, há soluções. Atualmente, alternativas ao Google tradicional vêm surgindo para crianças e adolescentes. Alguns exemplos são o Zuggi e o KidRex, ferramentas de busca que podem auxiliar – e muito – na lição de casa. Confira!

screen-15.13.44[25.05.2017]

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário