27/01/2020
Home / Bebê  / Sabe as vacinas que seu filho precisa? Descubra no Dossiê Vacinação!

Sabe as vacinas que seu filho precisa? Descubra no Dossiê Vacinação!

Toda mãe sabe que a proteção de sua criança é a prioridade em todas as situações, principalmente nos primeiros estágios de vida, quando o bebê precisa de cuidados especiais. A vacinação é um item importante

vacinação

Toda mãe sabe que a proteção de sua criança é a prioridade em todas as situações, principalmente nos primeiros estágios de vida, quando o bebê precisa de cuidados especiais. A vacinação é um item importante nessa lista e, muitas vezes, surgem dúvidas em relação a elas.

Você já parou para pensar por que a vacina é de tanta importância? O motivo é muito simples: o ato de vacinar é a maneira mais fácil de nos protegermos de doenças infecciosas e também de impedir a transmissão dessas doenças a outras pessoas. Assim, é indispensável que a carteira de vacinação de seu bebê esteja sempre em dia!

  • Os tipos

Basicamente, existem dois tipos de vacinas: celulares e acelulares. As vacinas do primeiro tipo são feitas a partir da célula completa da bactéria em questão, o que aumenta as chances de reações adversas (você já deve ter notado que, após algumas vacinas, seu bebê pode ficar febril ou até mesmo um pouco resfriado).

Já as acelulares, por sua vez, são feitas majoritariamente por proteínas, e não pela célula completa, o que diminui os riscos de efeitos colaterais. Esse tipo de vacina, geralmente, está disponível apenas em clínicas particulares.

  • Como escolher?

E já que estamos falando disso: como escolher entre o posto de saúde e a clínica particular?

A início, é fundamental saber que ambas as localidades fornecem vacinas de qualidade e que deixarão o seu bebê seguro. Há algumas diferenças oferecidas pelas clínicas particulares, em relação à quantidade de vacinas e disponibilidade para todas as idades.

A vacina varicela, por exemplo, que protege a criança da catapora, está disponível em apenas uma dose na rede pública. A rede particular oferece duas. Isso, no caso, resulta em uma proteção mais completa. A vacina influenza, contra a gripe, também é limitada nos postos de saúde. É disponível gratuitamente para crianças até cinco anos de idade; após isso, é preciso procurar uma clínica particular.

A maioria das vacinas oferecidas em ambos os locais são idênticas. As vantagens de usar o serviço público são a economia financeira e, devido à grande procura, há uma alta rotatividade das vacinas, garantindo que dificilmente fiquem paradas e saiam do prazo de validade. A vantagem de usar o serviço privado, por sua vez, é que algumas oferecem um efeito colateral menor, como a acelular. Vale checar quais são essas vacinas com seu pediatra.

Consulte aqui o calendário de vacinação, atualizado em 2014, fornecido pelo Estado de São Paulo. Mantenha em dia a saúde de seu bebê!

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário