25/04/2019
Home / Dicas  / Mitos e verdades: saiba um pouco mais sobre a SPA.

Mitos e verdades: saiba um pouco mais sobre a SPA.

Nos dias de hoje com toda a tecnologia que nos é fornecida as crianças estão recebendo um excesso de informações e estímulos por conta de toda a aparelhagem tecnológica. Os videogames, smartphones, tablets, televisões, notebboks

Pensive lad with exercise-book

Nos dias de hoje com toda a tecnologia que nos é fornecida as crianças estão recebendo um excesso de informações e estímulos por conta de toda a aparelhagem tecnológica. Os videogames, smartphones, tablets, televisões, notebboks nos fornecem informação exagerada para o cérebro da criança e com isso podem causar a SPA ou, Síndrome do Pensamento Acelerado.

+Entenda a Síndrome do Pensamento Acelerado

A SOSMAMMYS traz uma entrevista com a Psicopedagoga Leda B. Martins especialista em distúrbios de aprendizagem.

Confira abaixo algumas dicas de como se prevenir contra a SPA.

SOSMAMMYS: Primeiramente, nos fale um pouco sobre a SPA?

Leda: O excesso de informações que estão sendo passadas para as crianças nos últimos 20 anos, faz com que elas acelerem os pensamentos e se confundam entre eles. Hoje em dia, os excessos de informações obtidas pelas plataformas tecnológicas, mais, toda a carga escolar, emocional, faz com que nossos filhos fiquem sobrecarregados e percam a motivação em atividades simples que as crianças tem que fazer como: jogar uma bola no parque, brincar na rua ou mesmo no prédio, querer ir em um parquinho, brincadeiras mais saudáveis e sem a pressão dos pais.

SOSMAMMYS: Quais são os maiores causadores do SPA?

Leda: Nos dias de hoje, é imposto as crianças desde cedo uma carga absurda de atividade extracurriculares para que o futuro delas “esteja garantido”, preparados para o futuro e com isso, acaba causando um bloqueio no cérebro que tenta gastar menos energia. Alguns dos sintomas mais comuns são: Irritabilidade, dor de cabeça, esquecimentos frequentes, dificuldade para se concentrar, transtornos do sono.

SOSMAMMYS: Na era digital sabemos que é muito difícil evitar o contato com toda a tecnologia, pois estamos cercados dela por todos os lados. Quais dicas você deixaria para uma mãe ou pai que quer amenizar os efeitos no seu filho?

Leda:  Aqui vão algumas dicas:

  • Ter uma boa alimentação é essencial para o bom funcionamento do cérebro.
  • Um cochilo a tarde antes dos estudos é fundamental para a recuperação e oxigenação da mente da criança.
  • Não colocar os filhos para deitar muito tarde. As crianças devem dormir, segundo a sua idade, entre 8 e 10 horas diárias.
  • Não deixar que utilizem ou que usem os dispositivos pelo menos uma hora antes de ir se deitar e dormir utilizando-os, nem pensar. 
  • Estimular as crianças na prática do exercício físico. 
  • Sair à rua e deixar que estejam em contato com a natureza, além da prática diária de alguma atividade física prazerosa. 

 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário