26/05/2019
Home / Bebê  / Zika vírus na gravidez: como lidar?

Zika vírus na gravidez: como lidar?

Se você é mãe - ou está grávida -, com certeza já deve ter ouvido falar do famoso zika vírus. Certo? Vamos saber mais sobre? O zika vírus é transmitido por mosquitos Aedes, muito conhecidos no

zika vírus

Se você é mãe – ou está grávida -, com certeza já deve ter ouvido falar do famoso zika vírus. Certo? Vamos saber mais sobre?

O zika vírus é transmitido por mosquitos Aedes, muito conhecidos no Brasil, pois são também transmissores da dengue e da chikungunya. Nosso país, aliás, foi o primeiro no mundo a ter uma epidemia considerável dessa doença – ou seja, é bastante recente. Seus sintomas incluem febre, conjuntivite, coceiras e manchas pelo corpo.

Na gravidez, no entanto, o vírus pode trazer consequências muito mais graves! Por ser capaz de atingir a placenta, o líquido amniótico e, por consequência, o bebê, pode causar malformações muito sérias, como a microcefalia. Essa disfunção faz com que o bebê nasça com a cabeça menor do que o normal, o que afeta gravemente suas funções cerebrais.

A recomendação imediata da OMS (Organização Mundial de Saúde) foi que, em regiões com incidência de zika, a gravidez seja um plano adiado por parte dos casais. Por mais que o auge da epidemia tenha passado, se você planeja engravidar, pesquise antes sobre a doença e notícias recentes a respeito dela na região de sua cidade!

zika

Caso você já esteja grávida, fique atenta aos sintomas descritos. Se você sentir coceiras ou perceber manchas em seu corpo, não deixe de procurar um médico o mais rápido possível. Embora os casos de microcefalia sejam minoritários entre os bebês infectados com zika, é importante detectar essa possibilidade e analisar as opções que podem ser feitas a partir disso!

Fique atenta também às picadas de mosquitos. Os sintomas da doença podem se manifestar por volta de 12 dias após a picada. Assim, é importante observar os dias que se seguem a qualquer picada suspeita que você sofrer!

Se estiver desconfiada de que está com zika, procure o médico. Um exame de sangue ou de urina pode confirmar o diagnóstico da doença e possibilitar o acompanhamento, principalmente durante a gravidez. No mais, previna-se! Evite o planejamento da gravidez se a sua região for um foco epidêmico, atenção aos sintomas e não deixe de utilizar repelente de insetos. A prevenção é o melhor remédio!

 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário