Site icon SOS Mammy's

5 motivos que fazem uma super mulher ser uma super mãe

O dia 8 de Março marca o Dia Internacional da Mulher. Dia de lembrar as vitórias e os passos já dados no caminho pela igualdade de gênero, e também de não esquecer as grandes lacunas que ainda precisam ser preenchidas. Acima de tudo, um dia para reconhecer, respeitar e agradecer. E por que não agradecer especialmente as mulheres que também são mães?

São mais de 200 mil nascimentos por mês no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Quase 30% dessas gestantes têm menos de 24 anos e, no país, existem mais de 20 milhões de mães solteiras. Entre dificuldades financeiras, falta de tempo e de suporte emocional, o desafio da maternidade é cada vez maior e fica mais evidente a força que existe dentro de cada mulher.

Neste dia, o SOS Mammys gostaria de parabenizar a todas, mas, em especial, as mães, que tanto conversam conosco diariamente, buscando, de maneiras singulares, superar os desafios de ser mãe.

Abaixo, apenas mais motivos para agradecer a essas mulheres incríveis, não apenas hoje, mas diariamente.

(Bem, a melhor amiga de um homem é sua mãe.)

Ser mãe é criar um vínculo de amizade inigualável com seus pequenos. É por meio dele que se estabelece a confiança e o respeito, muitas vezes. Não é tarefa fácil equilibrar os deveres de mãe e a figura da amiga, mas é com maestria que muitas mulheres, diariamente, encontram esse equilíbrio.

 

(Como podemos amar tanto alguém que acabamos de conhecer?)

Diante de todos os empecilhos que podem se colocar no caminho de alguém ao longo da vida, é com ela que pode-se contar, incondicionalmente, sem desistência. A mulher que escolhe ser mãe toma para si inúmeras responsabilidades que, muitas vezes, desconhecia no momento de sua escolha; mas, ao mesmo tempo, depara-se com uma nova e única forma de amor.

 

Ser mulher – e mãe – é também ter a audácia de desmistificar a maternidade. Reconhecer que há dias difíceis, que há desafios cansativos e momentos de ânsia por desistência é apenas reconhecer a humanidade que há dentro da mulher mãe – muitas vezes, esquecida. A maternidade é constantemente romantizada, e quebrar esse estereótipo é mais uma tarefa exercida por muitas guerreiras diariamente.

 

É passando, geração após geração, valores mais sólidos sobre igualdade de gênero que se construirá uma sociedade justa. Independentemente de possuir filhos ou filhas, a mulher que opta por educá-los sob um discurso igualitário e consciente está contribuindo para futuros Dias da Mulher com respeito e justiça.

 

Entre todos os desafios, noites em claro e mudanças de planos, aqui está uma certeza: ser mãe é colecionar momentos inesquecíveis e, muitas vezes, divertidos.

Parabéns a todas as mulheres, e a todas que são mães!