25/04/2024
Home / Colunistas  / COLUNA DAS DAMAS   / 6 dicas imperdíveis para diminuir seu o pânico na hora do banho do bebê.

6 dicas imperdíveis para diminuir seu o pânico na hora do banho do bebê.

Hoje no SOSMAMMYS a nossa diretora de conteúdo Fanny Sarfati Kosminski, traz dicas sobre um dos momentos mais importantes do seu bebê em casa, "A hora do banho". Confiram!  Chegando em casa com “aquele pacotinho”, sempre vem um receio enorme

Hoje no SOSMAMMYS a nossa diretora de conteúdo Fanny Sarfati Kosminski, traz dicas sobre um dos momentos mais importantes do seu bebê em casa, “A hora do banho”. Confiram! 

Chegando em casa com “aquele pacotinho”, sempre vem um receio enorme sobre como vai ser a hora do banho! Quantas aqui já de cara ficam imaginando: Quem que vai ter coragem dar o famoso banho no bebê? Ainda mais quando são além de recém-nascidos, prematuros ou baixo peso, ou para aumentar o pavor, prematuro e baixo peso. Confira aqui seis dicas importantes para encarar esse primeiro desafio!  

  1. Eu diria para vocês que o mais importante é mantermos a tranquilidade! Você vai conseguir! Pensamento positivo! É muito legal, contar com a ajuda do parceiro nos primeiros banhos…existem casais que se organizam para fazer o banho em um horário que o marido já esteja em casa. Puxa…mas justo me orientaram que o melhor é dar banho na hora do almoço porque é o horário mais quente do dia. Gente, o melhor horário é vocês que definem, afinal de contas, fechando porta e janela, evitando correntes de ar, e aquecendo o ambiente, o melhor horário vai ser o horário que você estiver segura, certo? E, de preferência, todo dia no mesmo horário. 
  2. Vamos deixar separado tudo que o bebê vai precisar para o banho e também para depois. Afinal, fica complicado sair para buscar algo com o bebê molhado…Toalha, toalha fralda, troca de roupa, fralda, cotonete, algodão, sabonete ou sabão líquido neutro, álcool a 70º e pomada caso esteja usando alguma. É muito prático ter um trocador próximo a banheira.
  3. E quanto a temperatura da água? A água deve estar adequada para o banho. O ideal é entre 36 e 38º C. Existem termômetros de banheira que nos ajudam bastante. Mas você pode testar a água com o dorso da sua mão ou com o seu cotovelo.
  4. Não é necessário encher a banheira toda. Até porque quando colocarmos o bebê, a água sobe e pode transbordar. Nos primeiros banhos, coloque no máximo metade da água.
  5. E é aí que os fantasmas aparecem! Na hora do banho, o bebê molhado e ensaboado parece ser até mais frágil do que ele realmente é… Ele é tão molinho,né? Como ter certeza de que ele não vai cair? A melhor maneira de você prevenir é passando seu braço (não dominante) por trás das costas do bebê até segurar o bracinho. Sempre apoie a cabeça e o pescoço em seu antebraço. Segure firme, mas sem apertar muito. Com a outra mão apoie o bumbum e o coloque com cuidado na banheira. A partir daí, é usar a mão dominante para ir ensaboando o seu bebê enquanto a outra mão permanece fixa apoiando o bebê. Vale treinar esse movimento em um “terreno mais estável” tipo trocador ou berço. Treine também aviradinha do bebê que gera um medão!  
  6. Lembre-se que o seu bebê nem está tão sujo assim… O banho deve ser rápido, efetivo e curtido! Esse é o momento em que o bebê revive a vidaintra-uterina.  

A sugestão até o bebê completar o primeiro mês é que seja lavado por partes, para economizar calor. Deixamos o bebê embrulhadinho na toalha ainda com a roupa. Lavamos primeiramente o rosto e o couro cabeludo e secamos com a toalha. A seguir, faremos a higienização do bumbum para remoção de urina e fezes. Só posso colocá-lo na água limpinha se ele estiver limpo. A partir daí, colocaremos o bebê na banheira. Vamos banhá-lo de frente para trás e de cima para baixo.   

Boa sorte para vocês! Aproveitem para tirar muitas fotos e curtir esse momento tão delicioso. 

Vídeo-banho-no-Recém-nascido-Aprenda-como-dar-banho-no-bebê-Copia (1)

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário