Site icon SOS Mammy's

Cozinhando com os pequenos!

Children making biscuits --- Image by © Royalty-Free/Corbis

Diversificar as atividades que praticamos com nossos pequenos é sempre uma boa ideia.  Nós sabemos como eles podem se cansar facilmente das brincadeiras! Cozinhar é uma boa opção que, além de tudo, é educativa e já pode dar ao seu filho algumas noções legais de divisão de tarefas, por exemplo.

Há alguns cuidados e algumas opções que podemos considerar para tornar essa atividade mais proveitosa para você e seus filhos! Confira.

Primeiro de tudo, procure ter muita atenção ao forno quente e aos objetos cortantes. Embora essa atividade possa ser muito divertida com as crianças, precisamos fazê-la com segurança! Então, procure sempre manusear por conta própria os utensílios perigosos, como garfos, facas, raladores e objetos de vidro que possam quebrar.

Lembre-se também do fogo e do forno quente, caso venha a usá-lo. Vale colocar em seu filho luvas de cozinha, caso as possua! Além do mais, ele provavelmente achará muito divertido usá-las, vestindo a persona de cozinheiro. 

Antes de começarem, peça ajuda à sua criança para escolher as receitas que irão preparar. Deixe que ela escolha algo de seu gosto e escolha você algo que goste também. Assim, ambos se divertem não apenas na hora do preparo, mas na hora de comer o que fizerem também!

É um bom momento para reforçar os hábitos de higiene. Converse com seu pequeno sobre a importância de lavar as mãos e higienizar os alimentos antes de prepará-los. É possível até contar essa história de um jeito divertido e didático!

Cozinhando, você pode treinar muitas habilidades de sua criança. A autonomia, por exemplo: deixe que ela participe ativamente do preparo da receita. O trabalho em equipe também. Dividindo tarefas para chegar em um só resultado – a comida -, as noções de trabalho em equipe podem ficar mais claras. Até mesmo a matemática! Você não acha que esse seria um momento legal para treinar até mesmo pesos e medidas?

 

…. divirta-se! Tenha a certeza de que é um momento que garantirá muitas boas risadas. E saiba também que seu filho não sairá sem um aprendizado. Com cuidado e orientação, essa experiência tem tudo para ser divertida, educativa e terapêutica!