06/05/2021
Home / Criança  / A dependência de crianças da tecnologia.

A dependência de crianças da tecnologia.

Todos sabem como a tecnologia é importante nos dias de hoje na nossa vida. Quase vital em alguns aspectos vemos nos dias de hoje pouca interação social e muita comunicação interpessoal. Antigamente a infância das crianças era totalmente diferente, recheada de brincadeiras coletivas, amizades a curta distancia, a relação entre pessoas era muito mais pessoal e a dependência tecnológica era quase zero.

a dependência de crianças da tecnologia

Todos sabem como a tecnologia é importante nos dias de hoje na nossa vida. Quase vital em alguns aspectos vemos nos dias de hoje pouca interação social e muita comunicação interpessoal. Antigamente a infância das crianças era totalmente diferente, recheada de brincadeiras coletivas, amizades a curta distancia, a relação entre pessoas era muito mais pessoal e a dependência tecnológica era quase zero. Hoje o SOSMAMMYS traz um texto sobre a dependência de crianças da tecnologia. 

+Brincadeiras para desgrudar dos eletrônicos

A tecnologia foi determinante na mudança no comportamento infantil, o que nós vemos hoje é uma dependência absurda de crianças em seus “mundos”, vidradas em apps ou videogames e totalmente distantes de uma interação social. 

Algumas constatações que os pais podem observar é que a geração esta cada vez menos altruísta e menos empática, que são instrumentos fundamentais na formação do caráter infantil, e também, na construção de amizades e confiança. Crianças menos altruístas pensam somente em si mesmas, esquecendo dos problemas familiares ou mesmo do problema dos outros. 

A tecnologia está estragando o desenvolvimento das crianças em relacionamentos essenciais na infância. O narcisismo está crescendo e a empatia caindo, o que torna as crianças como dito acima menos preocupadas com os outros ou com outros problemas da vida. Nós não podemos atribuir isso somente a tecnologia, mas é nítido que o surgimento de novas mídias e o maior alcance a cultura popular trouxeram prejuízos. Quando a criança está imersa no mundo tecnológico ela não quer saber o que acontece ao seu redor, se tornando indiferente aos assuntos de casa, da escola. Uma cena que espanta é ver um recreio nos dias de hoje, inúmeras crianças sentadas uma ao lado da outra, sem qualquer interação social, apenas, olhando para a tela de seus smartphones ou videogames portáteis. 

Uma criança que não desenvolve a relação interpessoal pode se tornar um indivíduo inseguro e despreparado para enfrentar pressões, provocações e situações adversas, podendo também causar problemas físicos como, a obesidade. 

 

Como  enfrentar a tecnologia? 

Todos sabem que é quase impossível viver sem tecnologia nos dias de hoje, e o melhor a se fazer é impor limites sempre. Estabeleça limites de horário (para jogos, celular, tablets) e não dê aparelhos para crianças muito novas. Tenha pulso firme para lidar com os pequenos e os estimule a brincadeiras ao ar livre, atividades físicas e amizades fora do eixo da tecnologia.  

+Por que impor limites aos filhos?

Evite também colocar seus filhos desde cedo para assistir programas em frente de tablets ou Tv, para não criar um habito nada saudável. 

Vale ressaltar que as crianças de hoje são vitimas e não vilãs. Estabeleça limites para que seu filho tenha uma “vida fora da tecnologia” e leve o pequeno para passeios saudáveis e divertidos que estimulem sua interação social e sempre, sempre tenha forças  para dizer não na hora certa. 

 

Bônus 

Deixo também um vídeo que resume toda essa explicação.  É valido mostrar esse vídeo para o seu filho, mostrando os impactos negativos que a tecnologia pode causar.  

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário