22/08/2019
Home / Criança  / 5 mitos e verdades sobre a asma.

5 mitos e verdades sobre a asma.

A asma é um problema persistente em quase todas as famílias, as crianças sofrem muito, mas nem tudo que falam é verdade. A partir do momento que os pais descobrem que o filho tem asma, inúmeras preocupações começam a rondar a cabeça

5 mitos e verdades sobre a asma.

A asma é um problema persistente em quase todas as famílias, as crianças sofrem muito, mas nem tudo que falam é verdade. A partir do momento que os pais descobrem que o filho tem asma, inúmeras preocupações começam a rondar a cabeça deles tais como: “Como vai ser a infância dele?”, “Não vai poder praticar esportes não é doutor?”. O maior problema é que nem tudo que falam é verdade, por isso hoje no SOSMAMMYS vamos falar de 5 mitos e verdades sobre a asma. 

+Entenda a necessidade de uma política de saúde nas escolas

 

  • Crianças com asma podem praticar atividade física? 

Com toda a certeza, só temos que nos atentar que a criança tem que ter o tratamento adequado, se não, o mesmo vai sofrer muito causando complicações na sua vida. Peça para o professor de educação física ficar de olho no seu pequeno caso ele tenha uma crise de asma e sempre deixe a bombinha com algum responsável por perto. 

Bônus: A atividade física pode curar a asma? 

Infelizmente a asma não tem cura, no máximo pode ser controlada com remédios como a bombinha de asma. A pratica de atividades físicas juntamente com um quadro estabilizado de asma ajudam a melhorar a capacidade pulmonar, se tornando um grande aliado no tratamento. 

  • A bombinha de asma engorda? 

Não, a dosagem de corticoide usada na bombinha é muito menor e tem uma curta duração quando comparada com o comprimido, que usados em tratamentos mais agudos engordam por entrarem em contato com a corrente sanguínea e no tecido muscular. 

  • obesidade e a asma. 

A obesidade pode sim agravar a asma do seu pequeno. O excesso de gordura no corpo eleva os níveis de leptina e citocina inflamatórias, que estão diretamente ligadas ao surgimento da asma. 

Vale ressaltar que a obesidade traz problemas sérios para as crianças além da asma. 

  • A asma é mais rotineira em meninos? 

Infelizmente sim, até os 10 anos os meninos são mais propensos a terem asma do que as meninas. O principal fator para isso é eles terem as vias aéreas mais estreitas, causando o maior índice de asma. 

  • A asma piora no inverno? 

Pode se dizer que sim, o tempo seco, a variação brusca de temperatura e a poluição podem irritar os brônquios causando a inflamação em crianças com asma. Com isso registrando o aumento na incidência dos casos em todo o Brasil. 

O melhor a se fazer é intensificar o tratamento antes do inverno chegar para a criança não sofrer. 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário