17/08/2018
Home / Bebê  / CHUPETA NÃO?

CHUPETA NÃO?

Hoje no SOSMAMMYS nossa diretora de conteúdo Fanny Sarfati Kosminsky, explica os cuidados que devemos tomar com a chupeta do nosso pequeno. É até um choque quando escutamos isso, né?  Na nossa sociedade, quando a mãe prepara

cHUPETA NÃO

Hoje no SOSMAMMYS nossa diretora de conteúdo Fanny Sarfati Kosminsky, explica os cuidados que devemos tomar com a chupeta do nosso pequeno.

É até um choque quando escutamos isso, né?  Na nossa sociedade, quando a mãe prepara o enxoval do bebê, ela já compra uma chupeta de cada cor para combinar com as roupinhas. Mas chegando na maternidade, a equipe do berçário vem com a informação que o hospital não permite uso de chupeta e isso parece um balde de água fria.

+10 dicas para seu filho largar a chupeta!

Vamos entender o por quê desse não?

Chupeta causa confusão de bicos. O movimento que o bebê faz no peito é um movimento mais complexo do que ele faz na chupeta. Muitas vezes o bebê que usa a chupeta, ao encontrar o peito, acaba fazendo um movimento igual ao que ele faz com a chupeta. Isso resulta em mamadas irregulares e não efetivas.

Com uso da chupeta, o bebê pode fazer intervalos maiores entre as mamadas. Para algumas mães seria um respiro e a solução para noites mal dormidas… mas sabemos que isso não seria bom. É importante o bebê recém-nascido mamar pelo menos 7 a 8 vezes por dia, até porque o leite materno é digerido rapidamente e a capacidade do estômago do bebê é pequena.  Sendo assim, não podemos ter nenhum ruído nessa relação, certo? Se o bebê mamar menos, teremos uma diminuição no estímulo e assim sendo menos leite será produzido. Como consequência, o bebê não ganha o peso que deveria.

A chupeta também interfere na respiração, na fala, postura da língua…

Por todos esses motivos, o uso da chupeta pode levar a um desmame precoce…e não é isso que desejamos para um bebê recém-nascido, não é mesmo?!

Fanny Sarfati Kosminsky

Mestre em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela EEUSP

Consultora em Aleitamento Materno.

Diretora de conteúdo da SOS Mammys

www.sosmammys.com.br

facebook/sosmammys

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário