23/07/2019
Home / Bebê  / Mais uma prova de fogo: Coto umbilical, o famoso umbigo do bebê!

Mais uma prova de fogo: Coto umbilical, o famoso umbigo do bebê!

Optei por colocar uma foto de bebê sem destacar o coto umbilical porque muita gente fica impressionada com a imagem, desvia o olhar e ignora o post! Sabemos que o mesmo acontece na prática do

MAIS UMA PROVA DE FOGO COTO UMBILICAL O FAMOSO UMBIGO DO

Optei por colocar uma foto de bebê sem destacar o coto umbilical porque muita gente fica impressionada com a imagem, desvia o olhar e ignora o post! Sabemos que o mesmo acontece na prática do dia a dia. O cuidado com o coto umbilical muitas vezes é motivo de tirar o sono de algumas mamães. Como cuidar desse pedacinho que gera às vezes tantas aflições?

O cordão umbilical liga o bebê à placenta, transportando sangue e nutrientes para o feto que está em formação durante sua vida intra-uterina. Esse cordão umbilical é formado por duas artérias e uma veia e envolto em um tecido mucoso amarelo claro, conhecido por geleia de Wharton. Essa estrutura, por sua vez, protege a circulação dos vasos prevenindo uma compressão.

O que é o coto umbilical?

O coto umbilical, nada mais é do que um restinho do cordão umbilical que foi cortado ao nascimento. Para podermos cuidar sem medo, o importante é saber que nesse coto umbilical não existem terminações nervosas. Isso quer dizer que o bebê não sente dor ao realizarmos o curativo. Não tenha medo de mexer! Higienize sem medo de machucar.

Como deve ser o cuidado?

O ideal é aplicar o álcool a 70% com a haste flexível bem embebida pela solução, em toda base do coto umbilical, até perceber que está limpo. Quanto mais vezes você fizer essa aplicação, mais rápido acontecerá a mumificação do coto. A recomendação é que seja feita pelo menos uma vez por dia … Melhor ainda se puder fazer a cada troca de fraldas! Aquela geleia amarela vai se tornando escura. Saiba que é muito normal antes do coto cair, aparecer na fralda (quando o coto fica coberto pela mesma) ou na roupinha (quando o coto fica fora da fralda) na altura do umbigo, uma secreção sanguinolenta, marrom escura, tipo “borra de café”. Por volta de 7 a 14 dias caí o coto umbilical. Depois que cair, continue fazendo a aplicação do álcool a 70% até perceber que está bem sequinho!

Não posso deixar de mencionar os mitos que permeiam esse capítulo:

1. O curativo do coto é sempre aberto. Isso significa que não é para colocar gaze e nada que abafe!

2. Não se usa faixa umbilical ou moeda! Se o bebê desenvolver hérnia não foi porque você deixou de usar uma compressão.

3. Não se coloca nada diferente do que álcool a 70%.

4. Pode e deve dar banho com coto umbilical. Lavar bem com água e sabonete neutro sem problema nenhum!

Todo cuidado é fundamental para prevenção de infecções. É importante que você sempre observe como está a cor da pele em volta do coto umbilical. A mesma deve estar clara, nunca avermelhada. Também tão importante quanto, é ter certeza que não está ficando com secreção ou cheiro forte. Esses são sinais de infecção! Se isso acontecer, procure assistência médica imediatamente!

Vai confiante que você dá conta do recado sim!

Um post de:

Fanny Sarfati Kosminsky

Mestre em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela EEUSP

Consultora em Aleitamento Materno.

Diretora de conteúdo da SOS Mammys

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário