16/06/2019
Home / Dicas  / O antes e depois: cuidados pré e pós-parto

O antes e depois: cuidados pré e pós-parto

O processo de gestação é repleto de aprendizados e de situações que requerem cuidados com e pela mãe. Ao longo dos aproximados nove meses, o acompanhamento da gravidez é essencial. Quando a hora do parto

dm_03242016_1085

O processo de gestação é repleto de aprendizados e de situações que requerem cuidados com e pela mãe. Ao longo dos aproximados nove meses, o acompanhamento da gravidez é essencial. Quando a hora do parto se aproxima, esses cuidados também são necessários! Confira abaixo algumas dicas que podem ser postas em prática no pré e no pós-parto, levando a um processo mais saudável.

Pré-parto

Fisicamente falando, evite qualquer tipo de esforço pesado, pois isso pode acelerar indevidamente a gestação. No entanto, procure realizar exercícios leves, como caminhadas e alongamentos, que podem auxiliar no parto. Além disso, nesse momento, o mais importante é que você se sinta segura e confortável emocionalmente, para que possa relaxar e receber seu bebê sem possíveis complicações – independentemente do tipo de parto escolhido.

Procure conhecer os profissionais que conduzirão seu parto com antecedência. Converse, pergunte: o momento é de tirar todas as dúvidas que possam tranquilizá-la! Além disso, escolha alguém para acompanhá-la: o marido, mãe, pai, até mesmo uma amiga querida, mas garanta que seja alguém que a deixará mais segura e confortável.

Ao iniciar o trabalho de parto, tenha consciência dos seus direitos, já garantidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e exija-os: você pode – e deve – receber massagens e outras técnicas relaxantes, caminhar e passar pelo processo nas posições que a deixem mais confortável, bem como ter o seu acompanhante por perto.

Pós-parto

Para manter-se saudável na recuperação desse processo tão importante, observe sempre com atenção como o seu organismo está se comportando. Alimente-se da forma mais equilibrada possível e garanta um tempo diário bastante extenso de repouso, evitando esforços e movimentos bruscos, que podem causar complicações no pós-parto.

Fique atenta ao inchaço do abdome e aos sangramentos, que são normais em um estágio inicial da recuperação, mas devem desaparecer completamente após as primeiras semanas. Caso isso não ocorra, procure seu(a) obstetra para que um diagnóstico possa ser feito e os devidos cuidados sejam tomados.

Caso o seu parto tenha sido decorrente de uma cesárea, há outros cuidados bastante importantes, como, por exemplo, o tratamento dos pontos. O corte deve ser limpo com água e sabonete neutro diariamente e ser observado: sinais como vermelhidão ou inchaço podem indicar uma infecção ou inflamação. Nesse caso, o auxílio médico é necessário.

Cuide-se no antes, no durante e no depois dessa fase tão esperada!

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário