23/09/2018
Home / Dicas  / Saúde emocional tem papel importante em nosso bem-estar

Saúde emocional tem papel importante em nosso bem-estar

O dia 06 de Abril também é conhecido como o Dia Nacional de Mobilização da Saúde e Qualidade de Vida. Pensando nisso, a SOS Mammys optou por trazer um pouco mais sobre esse conceito. A

Saúde emocional tem papel importante em nosso bem-estar

O dia 06 de Abril também é conhecido como o Dia Nacional de Mobilização da Saúde e Qualidade de Vida. Pensando nisso, a SOS Mammys optou por trazer um pouco mais sobre esse conceito. A muitos, pode parecer óbvio. No entanto, é mais complexo do que se parece. Quantas pessoas pode-se perceber que não buscam colocar a própria qualidade de vida em prática, afinal?

A grande maioria da população associa qualidade de vida a passar mais tempo com a família, obter realização profissional e conseguir conciliá-la com hábitos saudáveis, como prática de esportes e alimentação balanceada. No entanto, no caos do século XXI, isso, muitas vezes, pode ser difícil de alcançar.

Idealizador do programa Mente em Forma, o psicólogo Roberto Garcia, em entrevista ao Jornal do Brasil, afirma: a saúde emocional tem grande papel em nosso bem-estar e qualidade de vida. “Quando nos referimos à nossa mente, estamos falando a respeito de nossas crenças, pensamentos, sentimentos, interpretações e percepções”, explica. “Ao longo da vida, desenvolvemos padrões de funcionamento que caracterizam quem somos e o que fazemos.” Dessa forma, para estar em forma fisicamente, ou seja, para um organismo saudável, a saúde mental é indispensável. “Para que isso seja possível, é necessário que a mente esteja equilibrada e bem treinada para suportar adversidades e saber lidar com outras variáveis que não controlamos em nosso dia-a-dia”, reforça o psicólogo.

A saúde mental e emocional pode ser muito prejudicada pelo excesso de trabalho, de tempo gasto no trânsito e de conflitos em relacionamentos. Dessa forma, embora a valorização da carreira seja necessária para uma autorrealização, é necessário que se saiba equilibrar e dar descanso à mente. Uma mente cansada é visivelmente uma porta de entrada para o estresse e para crises de ansiedade.

Uma das saídas para aliviar o estresse é aproveitar os momentos livres com a família. Em nosso artigo Como curtir as férias sem estresse, damos dicas importantes que vale a pena conferir.  E se você tiver filhos recém-nascidos, não deixe de conferir a matéria Férias como bebê: o que levar?

Além do trabalho com a mente, a dieta balanceada é indispensável. A influência dela na qualidade de vida é muito perceptível. De acordo com a nutricionista especializada pela UFF, Andréa Fernandes, ainda em entrevista para o Jornal do Brasil, a dieta equilibrada forma uma barreira que evita a entrada de toxinas e microorganismos no sistema digestório. “70% de nossa imunidade provém de nossa saúde intestinal”, afirma. “Uma alimentação rica em açúcares, proteínas e gorduras aumenta a permeabilidade dessa barreira”, explica. 

De acordo com estudos de especialistas, a maior parte dos problemas de saúde que acometem a população poderiam ser evitados com uma alimentação balanceada e digestão equilibrada. A reeducação alimentar, portanto, é necessária. Invista no consumo de vegetais escuros, fibras (cereais integrais, aveia, quinua) e na diminuição de consumo de carboidratos pesados e outros alimentos de difícil digestão. A nutricionista também ressalta: a ingestão de água é fundamental!

Além disso, o terceiro pilar para a saúde física e emocional é a atividade física. As práticas esportivas fortalecem os músculos, a respiração, o coração e as emoções.

Quando o assunto é saúde e qualidade de vida, o que você tem feito pela sua?

 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário