16/09/2021
Home / Criança  / Dossiê volta às aulas!

Dossiê volta às aulas!

Nas próximas semanas, crianças em todo o Brasil voltam às suas escolas para iniciar o período letivo. Voltar à adaptação e à rotina, no entanto, pode ser uma bagunça para alguns pais e filhos! Há

Nas próximas semanas, crianças em todo o Brasil voltam às suas escolas para iniciar o período letivo. Voltar à adaptação e à rotina, no entanto, pode ser uma bagunça para alguns pais e filhos! Há alguns passos que podem ajudar nesse processo.

Rotina de sono

Segundo especialistas, o primeiro passo para colocar seu filho nos trilhos da rotina novamente é mudar os hábitos de sono. Durante as férias, muitas crianças acabam por dormir de madrugada e acordar tarde, o que é normal e até saudável no período de descanso. Assim, uma semana antes da volta às aulas, o ideal é começar a colocar seu filho para dormir e acordar mais cedo.

Conversar sobre o retorno

Diálogo é a resposta para tudo! Para ajudar seu filho a se adaptar melhor na escola, principalmente se for o seu primeiro ano, converse com ele com bastante antecedência. Fale sobre expectativas, conte experiências de sua vida escolar. Levá-lo para conhecer a escola, caso seja nova, também pode ser uma carta na manga para fazê-lo sentir mais acolhido.

Se não é o primeiro ano, no entanto, não é necessária tanta preparação. Deixe-os curtir as férias, sem pensar tanto na escola, para evitar ansiedades desnecessárias.

 

Segurança

É também recomendável que os pais procurem estar nos arredores da escola nos primeiros dias, se possível. Isso pode ajudar a criança a se sentir mais segura, especialmente se precisar da presença deles em algum momento. Se o seu filho está começando a escola agora, não se deixe enganar: mesmo que ele diga ao pai ou à mãe que podem ir embora, pode ser que ainda esteja inseguro por dentro.

Mudança de escola

Além de levar a criança para conhecer a escola, a conversa também é fundamental nesse caso. Principalmente no quesito fazer amigos (e deixar os da antiga escola para trás). Converse, mostre como é possível conciliar as amizades e a importância de conhecer novas.

Caso a adaptação tome caminhos mais complicados, vale tentar conversar com a escola e pensar em uma solução conjunta.

Rotina de estudos

Logo a partir dos primeiros dias de aula, crie uma rotina de estudos com sua criança, com horários demarcados. Se possível, com sua orientação ou de uma tutoria, especialmente nos primeiros anos. É importante que essa rotina seja mantida, para que seu filho se acostume e ela se torne natural!

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário