28/04/2024
Home / Criança  / Selagem nos dentes do meu filho: sim ou não?

Selagem nos dentes do meu filho: sim ou não?

Selar os dentes? Na infância, a dentição ainda pode ser um baita problema. Os hábitos de higiene ainda não são cem por cento assimilados pela criança, e a comilança de doces pode resultar em cáries. Uma

Selar os dentes?

Na infância, a dentição ainda pode ser um baita problema. Os hábitos de higiene ainda não são cem por cento assimilados pela criança, e a comilança de doces pode resultar em cáries. Uma opção para evitar esse problema é a selagem. Você já ouviu falar?

O que é a selagem?

A selagem é um processo de aplicação de selantes, ou seja, resinas fluidas que penetram no esmalte e preenchem a superfície dos dentes. Isso acaba por formar uma “barreira protetora”, que não apenas protege de cáries e outras irregularidades, mas também facilita remover restos alimentares dos dentes.

Por que fazer?

Você sabia que nossos dentes posteriores não são completamente lisos? Por mais que pareçam, eles possuem uma superfície rugosa, e nessas pequenas irregularidades acabamos por reter restos alimentares e bactérias que não são completamente removidas na escovação. Com a selagem, tornamos essa superfície verdadeiramente lisa e eliminamos esse risco.

Qual a indicação para a selagem?

A selagem pode ser feita em qualquer idade. No entanto, é mais recomendada na infância e na adolescência, devido aos riscos maiores que já mencionamos (os hábitos falhos de higiene e consumo mais excessivo de doces). Nas crianças, o ideal é que a selagem seja feito logo após o nascimento dos dentes. Ela deve ser feita em dentes posteriores, de leite ou permanentes.

Como é feita a aplicação?

O processo é bastante simples e indolor. Os dentes que receberão o selante são limpos e preparados com uma solução. Esta é ácida e facilita a aplicação. O selante se une ao esmalte do dente quase que automaticamente, ao ser aplicado.

A durabilidade dele pode variar de acordo com o paciente e do produto utilizado. No entanto, é normal que ele desgaste com a mastigação. É importante ficar de olho!

Caso esteja pensando em selar os dentes do seu filho, agora você já tem mais informações. Proteja a dentição de sua criança: procure um dentista que possa lhe orientar!

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário