23/10/2021
Home / Bebê  / Todos os cuidados com recém-nascidos que você precisa saber

Todos os cuidados com recém-nascidos que você precisa saber

O recém nascido precisa de cuidados ainda mais especiais do que em todos os outros estágios da vida. Isso é de conhecimento geral:  são seres frágeis e ainda em desenvolvimento. As dúvidas e inseguranças certamente

O recém nascido precisa de cuidados ainda mais especiais do que em todos os outros estágios da vida. Isso é de conhecimento geral:  são seres frágeis e ainda em desenvolvimento. As dúvidas e inseguranças certamente fazem parte do cotidiano dos pais, especialmente nos primeiros meses de vida de seu bebê.

Confira alguns cuidados especiais que podem tornar esse período mais tranquilo:

  • A hora de dormir

É preferível que o bebê não durma na cama dos pais, de modo a já não incentivar esse hábito. “Nas primeiras semanas, pode dormir no berço ou carrinho no quarto dos pais”, afirma o pediatra Paulo Borcher, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. De acordo com Borcher, os sons que o bebê emite se estiver engasgando não são tão perceptíveis, sendo difíceis ouvir de outro quarto, por exemplo.

Além disso, é importante ter em mente o posicionamento do bebê. “Ele deve dormir sempre de barriga para cima, ao menos até o quinto mês de vida”, diz Dr. Borcher. Ele também atenta aos objetos decorativos, como colchas e bichos de pelúcia, que podem sufocar a criança.

  • O banho

Aguardar o máximo de tempo para dar banho no bebê é um mito. “Ele pode e deve ser dado a partir do primeiro dia de vida”, afirma o pediatra. O banho, inicialmente, deve ser composto apenas de água morna e sabonete neutro. O umbigo também pode ser molhado, sem medos. Atenção apenas à higienização: “Limpe o umbigo com álcool a 70% e cotonete, especialmente na junção da pele com o coto”, acrescenta.

  • Exames e vacinas

Manter os exames e vacinas do bebê em dia é imprescindível para regularizar sua saúde frágil. É importante garantir que, na maternidade, todos os exames e testes necessários tenham sido feitos: o exame do “pezinho”, a tipagem sanguínea, a triagem auditiva, o reflexo vermelho, teste do coração e do quadril. Em relação às vacinas, as de hepatite e tuberculose já são aplicadas na maternidade; no entanto, garanta que as próximas estejam em dia, no posto de saúde ou em clínicas particulares.

Veja mais: Sabe as vacinas que seu filho precisa? Descubra no Dossiê Vacinação!

  • Cólicas

Fique atenta para as cólicas. Elas acontecerão e são, geralmente, inevitáveis! O importante é que a mãe saiba manter a calma e esteja relaxada para poder confortar o bebê. Muitas vezes, a duração das cólicas – e, consequentemente, do choro – é longa; uma opção que pode tranquilizar o recém-nascido são massagens suaves no abdômen e barriga.

  • Amamentação

Primeiramente, não há necessidade de obedecer a um horário rígido, por exemplo, de três em três horas. “O melhor é adotar a livre demanda”, diz o Dr. Borcher. Isso significa que, se o bebê demonstrar fome, a mãe deve oferecer o seio, independentemente do horário. Quando o bebê está em aleitamento materno exclusivo, também não precisa de nenhum outro líquido – incluindo a água. “O leite materno supre totalmente suas necessidades de líquido”, afirma o pediatra.

Em caso de engasgamento, o mais importante é manter a calma para poder cuidar da situação. O bebê deve ser colocado no colo com a barriga para baixo e a cabeça mais baixa do que o tronco. Após posicionado, é necessário dar leves tapinhas em suas costas para que ele golfe o conteúdo. É importante também verificar se sua língua não está enrolada para dentro. “Se isso acontecer, puxe-a com o dedo”, orienta o pediatra.

  • Banho de sol

Adquira o costume de levar seu bebê para um banho de sol (evitando os horários de luz muito intensa). Esse hábito é muito importante para ativar constantemente a vitamina D, recebida pelo bebê por meio do leite materno. Essa vitamina é essencial para o combate de doenças autoimunes!

 

 

 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário