22/08/2019
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Consumidor: Saiba como evitar problemas na hora das compras

Como muitos sabem, 15 de março é a data que marca o Dia Mundial do Consumidor. E nesta data especial relacionamos algumas dicas importantes para evitar problemas no momento de fazer suas compras e aproveitar

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Como muitos sabem, 15 de março é a data que marca o Dia Mundial do Consumidor. E nesta data especial relacionamos algumas dicas importantes para evitar problemas no momento de fazer suas compras e aproveitar as promoções que diversas lojas e sites oferecem aos futuros pais e mães.

  • Um pouco de história

Em 1962, foi criado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A proposta foi iniciativa do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, que buscou dar proteção aos interesses dos consumidores. Ela só foi legitimada 23 anos depois pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), elevando tais direitos a diretrizes internacionais.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078. No entanto, entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. A necessidade desse código nasceu por meio da luta pela defesa do consumidor no país. Esta começou a partir da implementação da Lei Delegada nº 4, de 1962. Fortaleceu-se, então, em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo: o Procon.

  • Como o Procon pode me ajudar?
O Procon é uma fundação que tem como missão principal mediar e manter a harmonia nas relações entre fornecedores e consumidores. É tarefa do Procon executar todas as políticas de proteção e defesa dos consumidores. A fundação conta também com um grupo de ação que oferece atividades em promoção da educação para o consumo. Além disso, facilita o recebimento e processamento de críticas contra fornecedores, orientação aos consumidores sobre seus direitos e deveres, fiscalização do mercado, entre outros.
Acessar a ouvidoria do Procon, assim, pode ser um caminho não apenas para formalizar suas reclamações. É também para conhecer seus direitos como consumidor, e se manter prevenido contra possíveis problemas com fornecedores.
  • O que fazer antes de fazer as compras para mim e minha família?
Além de acessar as reclamações fundamentadas na página online do Procon, o Reclame Aqui é um site também nacionalmente conhecido para o registro de reclamações. É importante fazer uma pesquisa de reclamações acerca das lojas e dos produtos que você adquirirá. Ao buscar um modelo de carrinho de bebê, por exemplo, pesquise tudo que puder sobre o produto, sobre a marca e sobre a loja que está distribuindo.
Consumir conscientemente também envolve o conhecimento de seus direitos e a exigência dos mesmos. Assim, garante-se a qualidade do que está sendo comprado – para você e para sua família.
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