19/12/2018
Home / Bebê  / Saiba quando congelar a comida do seu filho.

Saiba quando congelar a comida do seu filho.

  Toda mãe passa por esse dilema na hora das refeições do seu filhote, fazer uma quantidade grande (que dure a semana toda) ou, fazer a papinha do seu filho todos os dias o que nos demanda tempo

Papinha, saiba quando congelar a comida do seu filho.

 

Toda mãe passa por esse dilema na hora das refeições do seu filhote, fazer uma quantidade grande (que dure a semana toda) ou, fazer a papinha do seu filho todos os dias o que nos demanda tempo de preparo, o que quando estamos com uma criança em casa, ficamos totalmente sem. Hoje o SOSMAMMYS traz uma matéria com dicas de como conservar a papinha do seu filhote. 

+Conheça dicas para adaptar seu filho a uma alimentação saudável

Antes de tudo lembre-se, a perda nutricional que se tem quando congela a papinha é ínfima, proteínas por exemplo não são afetadas com o congelamento mantendo suas vitaminas e minerais intactos. Claro que algumas coisas se perdem com o congelamento como, o sabor de uma comida feita na hora, a textura que depois do congelamento fica alterada e também perde o cheiro caseiro de “feito na hora”. 

Alguns alimentos não devem de forma alguma ser congelados como: rabanete, pepino, ovo com casca, creme de leite, queijos cremosos, banana, goiaba, melancia, tomate, batata, macarrão sem molho são alguns exemplos de alimentos que quando congelados, perdem seu aspecto sensorial e gustativo. Lembre-se que de congelar os alimentos em pedaços, amasse somente após o descongelamento. 

Não esqueça de congelar as papinhas sempre tampadas. Não utilize formas de gelo e nem pense em usar recipientes de papelão. Utilize os potes de vidro e de plástico ( procure os que são vendidos com o selo “BPA free”) que são os potes livres de bisfenol. 

 

Dicas para congelar a papinha do seu filhote 

  • Assim que a papinha estiver pronta, coloque a mesma em um pirex de vidro maior com gelo e água para resfriar e interromper a cocção. Cuidado para não deixar a papinha entrar em contato com a água. 
  • A papinha depois de resfriada deve ser colocada em pequenas porções individuais consumidas pelo seu pequeno. Lembre-se que uma vez descongelada a papinha não poderá ser congelada novamente. 
  • Esterilize os potinhos em que você vai colocar a papinha do seu filhote. (Esterilize os mesmos em água fervente por 5 minutos) 
  • Etiquete os potinhos com as informações da papinha. (Validade, ingredientes e a data de validação)

Já quando falamos do descongelamento da papinha do seu filhote fique atenta com algumas coisas: 

  • A papinha deve ser descongelada na geladeira e nunca em temperatura ambiente.(Para não correr o risco de contaminação) 
  • Retire a papinha na noite anterior do congelador e a leve para geladeira.
  • O tempo médio de descongelamento total é de 12 horas. 
  • Esquente a papinha em banho maria.
  • Tente evitar o uso demicro-ondasno descongelamento da papinha, pôr o mesmo não garantir um descongelamento uniforme. 
  • Caso seu pequeno não queria comer a papinha, não a congele novamente. Leveàgeladeira e ela terá um prazo de 24 horas ainda de validade, caso esse prazo passe, a papinha terá que ser jogada fora. 

Validade das papinhas do congelador: 

  • Papinha de frutas – 6 meses 
  • Papinha de legumes – 6 meses 
  • Papinha de carne, frango ou peixe com legumes – 1 a 2 meses
Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário