03/04/2020
Home / Bebê  / Tatuagem de henna, um perigo eminente nas férias?

Tatuagem de henna, um perigo eminente nas férias?

Ferias, praia, lazer e diversão, em Julho muitas famílias deixam a capital para seguir rumo a praia para aproveitar e descansar dos problemas do dia a dia, e uma das atividades mais procuradas pelas crianças

Tatuagem-de-henna-um-perigo-eminente-nas-férias

Ferias, praia, lazer e diversão, em Julho muitas famílias deixam a capital para seguir rumo a praia para aproveitar e descansar dos problemas do dia a dia, e uma das atividades mais procuradas pelas crianças é a chance de ter uma tatuagem provisória no corpo e se sentir mais velho, ou mesmo dos pais deixarem seu filho fazer algo no corpo que jamais deixariam.

Hoje a SOSMAMMYS vai abordar os perigos de uma tatuagem de henna em qualquer lugar e sem saber a procedência dos materiais.

Doenças de verão: fique de olho!

A tatuagem 

A tintura é proveniente da folha que da o nome para a tatuagem a Henna, uma arvore encontrada em zonas semi áridas. Com o seu extrato é formado um pó que misturado com água penetra na pele assim formando uma tatuagem temporária.

Seu tempo de duração no corpo é de mais ou menos 30 dias e a procura para fazer é imensa por dois motivos: Sai rapidamente e é aplicada no corpo sem causar dor.

Possíveis problemas

Na maioria dos casos, os tatuadores de praia adicionam substâncias que alteram a henna deixando ela com a cor preta. O que causa isso é a adição de produtos químicos sem origem confiável, como o diamino tolueno e os diamino benzenos, substâncias que aumentam o risco de sensibilização da pele.

 Bônus

Conversamos com a esteticista Caroline Rodrigues que em um bate papo formal sana e explica todas as dúvidas sobre a tatuagem de henna.

 SOSMAMMYS: Na sua ótica, a partir de qual idade a mãe pode deixar seu filho fazer uma tatuagem de henna?

Caroline: Independente da idade a mãe deve sempre tomar muito cuidado ao autorizar a tatuagem com Henna, pois há sérios riscos de alergias. Deve-se pensar na imunidade da criança, se há histórico de dermatites e somente permitir a realização da tatuagem com henna se tiver total confiança no profissional escolhido.

SOSMAMMYS:  Encontramos muitos “tatuadores “de praia quem fazem uma henna barata mas sem sabermos a procedência dos materiais. Quais problemas os “materiais indesejados “podem causar na pele da criança?

Caroline: O principal problema é a alergia, em caso severos ela pode deixar cicatrizes hipertróficas e quelóides na pele da criança.

SOSMAMMYS: Você como  esteticista contra indica a aplicação de tatuagem de henna?

Caroline: A aplicação da tatuagem de henna só deve ser realizada por profissional habilitado, em um local que cumpra as regras da Vigilância Sanitária, e principalmente com produtos autorizados, sem adição de corantes ou chumbo, dessa maneira podemos ter mais confiança nesse tipo trabalho, porém a possibilidade de uma alergia nunca está completamente descartada.

SOSMAMMYS: Caso a criança apresente irritação na pele e vermelhidão na área, qual o procedimento que deve ser tomado?

Caroline: Caso apareça esses sintomas é bem possível que a criança tenha desenvolvido uma alergia, deve-se o quanto antes procurar um dermatologista.

 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário