26/04/2024
Home / Bebê  / Virose do pé-mão-boca: o que é?

Virose do pé-mão-boca: o que é?

A infância é uma idade muito propícia para a propagação de viroses entre os pequenos. Isso porque geralmente compartilham espaços bastante cheios, como a escola, e as falhas nos hábitos de higiene ainda são bastante

A infância é uma idade muito propícia para a propagação de viroses entre os pequenos. Isso porque geralmente compartilham espaços bastante cheios, como a escola, e as falhas nos hábitos de higiene ainda são bastante frequentes. Entre todas as famosas viroses, está a doença conhecida como mão-pé-boca. Vamos saber mais sobre?

A doença da mão-pé-boca é contagiosa e geralmente causada pelo vírus Coxsackie, um enterovírus, ou seja, vírus que habita, na maioria das vezes, o sistema digestivo, desregulando-o. Pode também causar estomatites, que são espécies aftosas na mucosa da boca.

 

Essa é realmente uma virose propensa em crianças. Ocorre em adultos em alguns casos, mas mais comumente em crianças de até cinco anos, pelos motivos listados acima. O compartilhamento de brinquedos que são colocados na boca, por exemplo, pode ser uma situação transmissora do vírus, já que ele é transmitido por secreções – saliva, fezes, entre outras – e também por objetos e alimentos contaminados.

É importante saber que a criança recuperada da virose ainda pode transmiti-la por até quatro semanas. Portanto, se seu pequeno for contaminado, fique de olho em seu contato com outras crianças mesmo depois que já estiver saudável novamente!

Quando ocorre? 

A doença da mão-pé-boca ocorre geralmente no verão. Isso também pela facilidade maior de troca de secreções. No entanto, vem acontecendo também em meses frios, pois o vírus Coxsackie possui alta capacidade de mutação, adaptando-se a diversas circunstâncias.

E os sintomas?

De início, a doença pode se assemelhar a uma gripe. A criança pode apresentar coriza, falta de apetite, febre, dor de garganta… É aí que a coisa começa a mudar! Manchas vermelhas podem começar a surgir na boca, na faringe e nas amídalas. Podem se assemelhar também a aftas. Pequenas bolhas, a seguir, começam a surgir nas palmas das mãos e nos pés.

Que riscos corre meu filho?

Especialistas afirmam que, desde o surgimento dos primeiros sinais até a cicatrização da pele com lesões, a doença dura no máximo 17 dias. Ou seja, é limitada e geralmente não oferece riscos graves. No entanto, em alguns casos raros, pode evoluir para a meningite viral.

Como prevenir?

Para evitar a transmissão e aquisição desse vírus, mantenha ao máximo a higiene pessoal de seu filho: oriente-o a lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de comer. Lave com cuidado redobrado frutas e vegetais. Na escola, é necessário que professores, cuidadores e funcionários estejam sempre de mãos e roupas limpas, e garantam a limpeza dos brinquedos de uso coletivo.

 

Avaliação
SEM COMENTÁRIOS

Publicar um comentário